27 de Outrubro de 2023
Marceau Ferrand, Redator Francês do Ministério dos Negócios Estrangeiros para Angola visitou recentemente, no dia 27 de Outrubro do ano corrente, pelas 11h00, o Liceu 44 Eiffel de Malanje. O diplomada que que deslocou-se em serviço naquela cidade, concretamente no Instituto de Tecnologia Agroalimentar (ITA) teve a companhia do Conselheiro da Embaixada de França em Angola, Nicolas Laitselart e Thibaut Nancy Cooperante para o Ensino Superior em Angola. Lembra-se que a França tem cooperação com Angola no domínio da Agricultura e, aquela Instituição do Ensino Superior é parte deste intercâmbio entre os dois países.
É nesta deslocação à Malanje que a comitiva aproveitou conhecer o Liceu 44 Eiffel, uma instituição do ensino do II ciclo, que também tem a cooperação francesa no domínio da educação. A Comitiva foi recebida na entrada do Liceu pelo corpo directivo e docente e, em seguida com uma canção de boas-vindas (em francês), entoada pelo coro do Liceu. No seguimento, a delegação foi conduzida até ao alpendre do liceu onde em parada se fazia presente toda a comunidade liceal para a recepção oficial da mesma. Mais uma vez ecoaram as vozes do coro desta, com a entoação do hino nacional da França, seguido de um momento de declamação em francês pelo aluno Joel Muzombo e um mini-teatro também em francês, apresentado pelas alunas Branca e Samira, todos do 12º ano. Na circunstância, o director do liceu, Raimundo Francisco (Mr. Alegria) dirigiu palavras de boas-vindas, tendo ressaltado o impacto das visitas dos parceiros aos liceus e os ganhos da cooperação com a França. Os nossos alunos têm adquirido competências graças aos apoios incondicionais desta relação bilateral, que tem permitido a formação contínua dos professores que leccionam no liceu e o fornecimento de de materiais didácticos, tecnológicos que são a garantia para o trabalho eficiente dos actores envolvidos na vida do liceu. Laitselart, o chefe da comitiva, confessou a sua emoção com o momento surpreso da recepção, que diz não esperarado, eufórico, congratulou-se muito copm os rostos alegres e sorridentes dos alunos e admitiu não ter dúvidas que os mesmos tem tido um ensino de realce. Ferrand, redactor para Angola, do Ministério dos Negógcios Estrangeiros da França, diz estar regozijado nesta sua deslocação à Angola e, em Malanje, que depois de visitar o ITA, veio conhecer o liceu Eiffel, com uma recepção efusiva, diz que será marcante o que viu. Dizia aquela individualidade sua visita é de constatação das acções da coopreração francesa cooperação no domínio da Agricultura para alavancar a economia angolana, por isso o foco foi o ITA que é uma instituição ligada à Agricultura, no domínio do Ensino Superior. - Os alunos finalistas Fabrício Pedro e Eliana André, encaberam a visita guiada no liceu, tendo acompanhado duas práticas laboratoriais, uma em Biologia e outra em física. Para terminar aquele diplomada assinou o livro de honra do Liceu e todos fizemos a fotografia da família. A delegação partiu do Liceu, com a sensação de que valeu a pena conhecer o Liceu e continuará a valer os investimentos aos liceu da Rede Eiffel, pelos frutos que estes têm alcansado, dignos de diferenciar os meninos da rede, dos outros liceus no país.
No seguimento, a delegação foi conduzida até ao alpendre do liceu onde em parada se fazia presente toda a comunidade liceal para a recepção oficial da mesma. Mais uma vez ecoaram as vozes do coro desta, com a entoação do hino nacional da França, seguido de um momento de declamação em francês pelo aluno Joel Muzombo e um mini-teatro também em francês, apresentado pelas alunas Branca e Samira, todos do 12º ano. Na circunstância, o director do liceu, Raimundo Francisco (Mr. Alegria) dirigiu palavras de boas-vindas, tendo ressaltado o impacto das visitas dos parceiros aos liceus e os ganhos da cooperação com a França. Os nossos alunos têm adquirido competências graças aos apoios incondicionais desta relação bilateral, que tem permitido a formação contínua dos professores que leccionam no liceu e o fornecimento de de materiais didácticos, tecnológicos que são a garantia para o trabalho eficiente dos actores envolvidos na vida do liceu. Laitselart, o chefe da comitiva, confessou a sua emoção com o momento surpreso da recepção, que diz não esperarado, eufórico, congratulou-se muito copm os rostos alegres e sorridentes dos alunos e admitiu não ter dúvidas que os mesmos tem tido um ensino de realce. Ferrand, redactor para Angola, do Ministério dos Negógcios Estrangeiros da França, diz estar regozijado nesta sua deslocação à Angola e, em Malanje, que depois de visitar o ITA, veio conhecer o liceu Eiffel, com uma recepção efusiva, diz que será marcante o que viu. Dizia aquela individualidade sua visita é de constatação das acções da coopreração francesa cooperação no domínio da Agricultura para alavancar a economia angolana, por isso o foco foi o ITA que é uma instituição ligada à Agricultura, no domínio do Ensino Superior. - Os alunos finalistas Fabrício Pedro e Eliana André, encaberam a visita guiada no liceu, tendo acompanhado duas práticas laboratoriais, uma em Biologia e outra em física. Para terminar aquele diplomada assinou o livro de honra do Liceu e todos fizemos a fotografia da família. A delegação partiu do Liceu, com a sensação de que valeu a pena conhecer o Liceu e continuará a valer os investimentos aos liceu da Rede Eiffel, pelos frutos que estes têm alcansado, dignos de diferenciar os meninos da rede, dos outros liceus no país.