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1/09/2023

Muito tem se discutido sobre a qualidade da educação, com ênfase na atividade docente. Discutir a qualidade da educação implica necessariamente reflectir sobre a formação docente, uma vez que a essência do acto educativo se dá na relação professor-aluno. Nesse sentido, é importante investigar as práticas de formação continuada entendendo-a como elemento significativo do desenvolvimento profissional dos docentes, sendo que tais práticas devem promover mudanças na prática pedagógica. Logo é oportuno analisar as acções voltadas a educação continuada que se desenvolvem na escola, principalmente no espaço da coordenação pedagógica, pois este é o espaço em que é possível reflectir criticamente, partindo de situações reais vividas no contexto da atuação escolar, propiciando repensar a prática pedagógica colocando os professores como sujeitos activos no processo de formação e percebendo a escola como espaço privilegiado de formação contínua, o que sugere uma pesquisa de cunho qualitativo. Assim, a formação, que acontece no espaço da coordenação pedagógica, evidencia a mútua relação entre teórica e prática, uma vez que as coordenadoras e direção da escola dizem perceber os conhecimentos abordados sendo utilizados nos momentos de planejamento dos professores. O fato de os temas partirem de situações e demandas da própria escola torna essa relação mais perceptível e favorece a tomada de decisões para melhoria do trabalho escolar.

A melhoria da qualidade da Educação passa necessariamente pela melhoria da formação docente, uma vez que a essência do ato educativo se dá na relação professor-aluno. Nesse sentido justifica-se a importância de investigar as práticas de formação continuada e entendê-la como elemento significativo do desenvolvimento profissional docente. Teoria e prática devem estar conectadas e a formação deve promover mudanças na prática pedagógica, logo é oportuno analisar as ações voltadas à formação continuada que se desenvolvem na escola, pois este é um espaço onde é possível interligar teoria e prática, realizar uma formação que parte de situações reais vividas no contexto escolar, promovendo assim, uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e tornando os professores sujeitos ativos no processo de formação.